Maquiagem...onde tudo começou

Oie minha gente...bem hoje o post vai falar um pouquinho da origem o Surgimento das Maquiagens que mudou completamente nossas vidas.

Eu sou suspeita para falar pois sou completamente encantada pela História Egípcia.


É no antigo Egito que vamos encontrar os primeiros testemunhos do uso de cosméticos. Os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social e consideravam a maquilagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o deus -sol.
As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. É também com a civilização egípcia que surge a distinção: "Mulher de pele clara" e "Homem de pele escura". Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos. Carismática e poderosa, a Cleópatra imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando seus olhos com pó de khol.

Vaidade ancestral

Três dos principais produtos de beleza já existiam na Antiguidade

Sombra

A mais antiga das maquiagens era usada pelos egípcios milênios antes de Cristo, conhecida como kohl. Fragmentos desse pó escuro - uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas -, que servia para realçar os olhos, foram encontrados em vasos nas tumbas de Menes, faraó da primeira dinastia egípcia, de cerca de 3000 a.C.

Rouge

Pode ter sido na Grécia Antiga que surgiu o primeiro antepassado do rouge. Segundo relatos do dramaturgo Aristófanes, na Atenas do século V a.C. as mulheres já utilizavam matérias-primas como gordura e tinta vermelha para produzir esse tipo de efeito corado nas faces. A tintura era obtida de raízes vegetais

Batom

Também na Roma Antiga, as mulheres misturavam ingredientes como papa de cevada, chifre de veado moído, mel e salitre para produzir pastas à base de gordura que eram aplicadas nos lábios, como um batom primitivo. Mas, nessa época, isso servia mais para proteger os lábios do ressecamento do que para embelezá-los

Cores naturais

Minérios, argila e fuligem davam os tons da maquiagem primitiva
Vermelho

Na Antiguidade, maquiagens com esse tom continham óxido de ferro, tirado de rochas moídas

Preto

A cor vinha de compostos contendo elementos básicos, como carvão, cinzas e fuligem

Verde

Era obtido a partir de um minério de cobre chamado malaquita, que tem coloração esverdeada

Amarelo e ocre

A principal matéria-prima usada para produzir esses tons era a argila






2 comentários:

  1. Bacana a matéria! Legal saber essas curiosidades!

    Parabéns.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cynthia...legal mesmo tanta coisa na vida que preciamos descobrir né, o passado é incrível!!!

      Obrigada

      Bjs

      Excluir