Olá meninas, sou carioca e como sabem por aqui está fazer muito calor, e por isso não posso deixar de me proteger do raios solares.
Os raios solares não atingem somente a superfície da nossa pele. Eles penetram no corpo e chegam até as fibras de colágeno (responsáveis pela firmeza da tez), alterando-as e provocando o seu envelhecimento. Por isso, não há como escapar: para cuidar da pele o princípio básico é exatamente a proteção solar.
Como escolher um protetor solar?
Independente dos fatores de proteção, os filtros solares devem proteger contra os raios UVA e UVB.
O mais importante, porém, é usar filtro solar todos os dias
É importante observar o fator de proteção solar (FPS) que está no rótulo, mas lembrar que ele só se refere à proteção dos raios UVB. Procure comprar um protetor que também mencione na embalagem o fator de proteção contra raios UVA.
Para a pele do rosto, recomendam-se produtos com proteção mais alta (a partir de filtros 30). Uma boa opção são os chamados “filtros físicos” – que bloqueiam fisicamente a entrada dos raios. Existem no mercado bons produtos que podem ser comprados em lojas de cosméticos e em farmácias ou mesmo manipulados. Alguns filtros vêm em forma de base para maquiagem – com tom amarronzado.
Mesmo sabendo que fatores como estação do ano e uso de medicamentos podem modificar a produção das glândulas sebáceas do rosto, é importante encontrar um produto que tenha a textura mais adequada à pele para evitar a oleosidade excessiva.
Crianças
O uso de filtro solar não é indicado para crianças com menos de seis meses. Caso necessário, prefira os “filtros físicos” para as áreas mais expostas ao sol, como mãos, pés e rosto.
Bebês só devem ficar expostos ao sol antes das 10h ou depois das 16h, e sempre que possível permanecer protegidos por roupas ou à sombra.
Não esquecer
Quase todo mundo se preocupa com o rosto, mas muita gente esquece de passar protetor solar em locais bastante expostos do corpo como pés e orelhas. Proteja-os e evite horas de sofrimento após um dia gostoso na praia, na piscina ou naquela atividade outdoor. Para os calvos, proteger a cabeça (inclusive com uso de bonés ou chapéus) é fundamental.
E lembre-se de que o reflexo da luz na areia (principalmente nas mais claras) também queima a pele. O correto é usar filtro solar mesmo se você preferir passar o dia todo sob a proteção do guarda-sol.
No verão, as mulheres que querem sair de casa com a pele bem maquiada podem resolver dois problemas com um único produto. Para se proteger do sol, ao invés de aplicar base no rosto, é possível utilizar os protetores com “filtros físicos”, que se parecem com as bases e variam de cor conforme o tom de pele. Por cima, podem ser utilizado pós minerais, que costumam dar um bom acabamento e ainda aumentam a proteção da pele.
Fica a dica e curta o verão com moderação, eu indico Natura Fotoequilibrio FPS 30 e você???
Deixe aqui sua indicação!
Boa noite a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário